Uso do Cloro nas Piscinas

O cloro é um produto químico utilizado na manutenção de piscinas e ambientes úmidos. Ele torna o local livre de bactérias e perigosas doenças para os seres humanos.

A solução clorídrica que você coloca na água se quebra em vários componentes químicos diferentes, incluindo o ácido hipocloroso (HOCl) e o íon hipoclorito (OCl-) que matam microorganismos e bactérias.

Os níveis de ácido hipocloroso e íon hipiclorito atuam com os níveis de pH da piscina. Se o pH estiver muito elevado, não há muito ácido hipocloroso presente na água e levará muito mais tempo do que o normal para limpar a piscina. O ideal é que o nível do pH da piscina esteja em torno de 7,2 a 7,8.
O cloro também possui alguns efeitos prejudiciais ao ser humano se utilizada de forma incorreta. A sua inalação, mesmo que acidental, é prejudicial à saúde.
Existe também o “fator coceira”, onde o cloro pode causar irritações ou coceiras na pele. O íon hipiclorito faz com que vários tipos de tecidos se desintegrem facilmente se não forem lavados imediatamente após sair da piscina. É por isso que seu traje de banho parece tão opaco e usado após freqüentes banhos em piscinas.

Há algumas alternativas para o cloro, incluindo outros produtos químicos e geradores iônicos. Algumas dessas alternativas não conseguem a limpeza, nem os níveis de oxidação nem o baixo custo que o cloro fornece.

Você sabia? Sentir o cheiro do cloro em piscinas significa que a água está com cloração insuficiente e pode causar contaminações?

Dicas de uso: Nunca misture o cloro granulado com nenhum outro produto à base de cloro.

Uso correto previne: Turvação ou a mudança da cor da água, proliferação de bactérias, aumento do consumo de produtos químicos, odor e sabor da água.